Mitos sobre aparelho ortodôntico

por | 26.10.2018 | Saúde Bucal

A necessidade de usar um aparelho fixo nos dentes gera muitas dúvidas nos pacientes e o que não falta são comentários de amigos, parentes e outras pessoas com informações incorretas ou duvidosas.

Para tirar suas dúvidas e informar corretamente sobre os aparelhos fixos vamos falar de alguns mitos sobre assunto.

A HIGIENE BUCAL SE TORNA MUITO COMPLICADA?

Todo tratamento tem seus cuidados especiais. E o paciente que está fazendo o tratamento ortodôntico terá que tomar um maior cuidado na hora de fazer a higienização bucal, pois o detalhe mais importante é remover o acúmulo de resíduos dos alimentos que ficam nos braquetes. E para isso existem as ferramentas corretas. O restante da higienização bucal é como já fazemos todos os dias com a escovação.

NÃO PODEREI MAIS PRATICAR ESPORTES?
O aparelho fixo não atrapalha a prática de esportes, porém a única recomendação é com os esportes de contato, como basquete, futebol e lutas. Faça uso dos protetores bucais durante os treinos esportivos para não se machucar.

NÃO COMEREI MAIS NADA QUE GOSTO?
Você não precisa deixar de comer tudo que gosta. Só precisa tomar os devidos cuidados. Mastigue com calma e coma os alimentos mais duros cortando-os em pedaços menores. Lembre-se também de fazer a correta e completa higienização sempre após as refeições.

MEUS DENTES FICARÃO MANCHADOS?
Os seus dentes só ficarão manchados se você se descuidar da higiene bucal durante o tratamento ortodôntico, pois os ácidos produzidos pela placa bacteriana descalcificam o esmalte dos dentes. Se você realizar uma correta higienização seus dentes não ficarão manchados. A melhor prevenção é sempre a escovação correta dos dentes.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o uso de aparelhos ortodônticos consulte um profissional para sua orientação e avaliação correta sobre sua saúde bucal.

Dr. Fabrício Fonseca Gardini
CROSP 71.771

Entre em contato

15 3327-7557

15 98154-0474

Segunda a sexta-feira

das 8h às 18h

Curta Dr. Fabrício Gardini

Siga Dr. Fabrício Gardini

[instagram-feed]